segunda-feira, setembro 12, 2005

La Vita è Bella

E quem não se lembra d’A Vida é Bela??Um filme, sem palavras. Uma Tragi-comédia, passada na segunda guerra mundial, em Itália.
La Vita è Bella (1997), realizado, escrito e interpretado por Roberto Benigni, ganhou 3 óscares da academia (melhor filme estrangeiro, melhor banda sonora e melhor actor), o prémio de melhor filme europeu, um prémio no festival de Cannes, entre outros.
A nossa história começa nos anos 30, com o personagem Guido Orefice (Roberto Benigni), um judeu italiano, que se apaixona por uma professora chamada Dora (Nicolleta Braschi). Havia um problema, ela já estava comprometida, mas à estilo de conto de fadas, ele luta por ela, e acaba por conquistá-la, com o seu fabuloso humor, determinação e muita persistência. Dora larga o seu noivo e escolhe Guido. Dora era a sua “principessa”. Os dois têm um filho, Giosué (Giorgio Cantarini). Com o começo da guerra, Guido e Giosué são enviados para um campo de concentração. Dora não era judia mas ainda assim opta por ir com eles, a caminho de uma morte certa. No campo de concentração, Dora é separada do marido e do filho. Guido utiliza o seu fantástico humor para esconder do filho todos aqueles horrores dos campos de concentração, dizendo que era tudo um enorme jogo, e quem chegasse aos mil pontos ganhava um tanque de guerra. Giosué na sua inocência de criança, acredita no seu pai. Um dia, uma grande confusão no campo de concentração, soldados nazis a correr de um lado para o outro, a executar todos os judeus que podiam, Guido consegue esconder o seu filho, mas ele próprio é apanhado e acaba por ser executado, dá-se a debandada nazi. No dia a seguir chegam as tropas americanas, Giosué sai do seu esconderijo e é levado por um soldado americano no seu tanque. Encontra a sua mãe e diz-lhe que ganhou o jogo, que ganhou o tanque: “Mile punti!!” O seu pai sempre conseguiu proteger o seu filho da melhor maneira, dentro deste drama, conseguimos força para rir, em alguns momentos. Guido morreu na noite anterior antes da libertação daquele campo de concentração.

Aqui ficam algumas citações do filme.

Guido para Dora:

Guido: I forgot to tell you.
Dora: Go ahead.
Guido: You can't imagine how much I feel like making love to you. But I'll never tell anyone, especially not you. They'd have to torture me to make me say it.
Dora: Say what?
Guido: That I want to make love to you - not just once, but over and over again! But I'll never tell you that. I'd have to be crazy to tell you. I'd even make love to you now...right here for the rest of my life.


Giosué: "No Jews or Dogs Allowed." Why do all the shops say, "No Jews Allowed"?
Guido: Oh, that. "Not Allowed" signs are the latest trend! The other day, I was in a shop with my friend the kangaroo, but their sign said, "No Kangaroos Allowed," and I said to my friend, "Well, what can I do? They don't allow kangaroos."
Giosué: Why doesn't our shop have a "Not Allowed" sign?
Guido: Well, tomorrow, we'll put one up. We won't let in anything we don't like. Why don't you like?
Giosué: Spiders.
Guido: Good I don't like vampires. Tomorrow, we'll get sign: "No Spiders or Vampires Allowed."

Guido:

Guido: Buongiorno, Principessa!

Guido a falar com o seu filho quando saíram do comboio que os levou ao campo de concentração:

Giosué: I didn't like the train.
Guido: [to his son] Me, neither. We'll take the bus back, okay?
Guido: [to the Nazis] Did you hear that? We're taking the bus back!


Guido: You can lose all your points for any one of three things. One: If you cry. Two: If you ask to see your mother. Three: If you're hungry and ask for a snack! Forget it!

Guido: [carrying his son through the camp] You are such a good boy. You sleep now. Dream sweet dreams. Maybe we are both dreaming. Maybe this is all a dream, and in the morning, Mommy will wake us up with milk and cookies. Then, after we eat, I will make love to her four or five times. If I can.

É daqueles filmes em que, no cinema, quando olhamos para o lado no fim do filme toda a gente se está a afogar nas suas próprias lágrimas, mas que ainda assim se conseguem fazer ecoar pela sala gargalhadas.

Excelente!! Um filme obrigatório para toda a gente!

De 0 a 10, um 9,8.


7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A vida é bela de facto, mas não vi esse filme, será mereço pena de morte?? acho que sim, mas fiquei curioso em relação a esse ...
Então té lá, vou ao zoo com o meu gnomo ^_^

4:07 p.m.  
Anonymous Anónimo said...

bem...realmente a vida é bela, lá isso é! mas eu tmb ainda não vi esse filme e agora fizeste crescer ca dentro a vontade de ir lá ao blockbuster alugá-lo e vê-lo...o probolema é o € mas isso logo se vÊ =) *

8:06 p.m.  
Anonymous Anónimo said...

esse sim! eh um grande filme!! eh simplesmente xpectacular! eu adorei! aconselho a ver! ja o vi ha monts d tempo... mas eh mm xcelente! (e mais uma vez nao li o texto k xcreveste mas aposto k ta fixe, epah mas eh bue grande... ) bjs** fica!

8:07 p.m.  
Anonymous Anónimo said...

ooohoho este filme é excelente. é um filme extremamente bem realizado e desmpenhado. Protagonizado por um dos melhores actores italianos Roberto Benigni... e tal. A historia é extremanente triste mas não deixa de ser bonita e deixa-nos a pensar um bocado. Boa escolha miguel***

11:07 p.m.  
Anonymous Anónimo said...

Miguel!! Os meus parabéns, este é um grande blog!! (põe a milhas o meu)
Em relação ao filme, está no lote dos melhores filmes que eu já vi... já o vi imensas vezes e em todas elas, as lagrimas soltaram-se no momento final, quando o rapaz vem para a liberdade e se depara com o seu "tanque" e o contraste da alegria inocente do rapaz, após a perca, que ele não tem percepção, do Guido... esta cena retrata bem o filme no seu todo: a Vida é Bela, na sua inocencia, e na forma como a olhamos e enfrentamos... e a forma mágica como se transmitiu essa beleza neste filme, ou melhor, neste grande filme, é maravilhosa... um grande filme, sem dúvida!!
Um abraço e parabéns, mais uma vez, por este blog!!

12:07 a.m.  
Anonymous Anónimo said...

ah...
esse filme é bué louco!:)
eu fui vÊ.lo ao cinema qd saíu...era bué pikena!:P
***



sooz

11:33 a.m.  
Anonymous Anónimo said...

*CINEMA EUROPEU*
esse filme é simplesmente espectacular e marca a diferença entre o cinema europeu e a propaganda americana (=cinema americano. Para além de ter um dos meus actores favoritos.

8:05 p.m.  

Enviar um comentário

<< Home