sábado, setembro 24, 2005

Cidade de Deus

"Se correr a bicha pega, se ficar a bicha come."
Cidade de Deus (2002), de Fernando Meirelles. Baseado numa história real.
A Cidade de Deus é um bairro social do Rio de Janeiro construído nos anos 60. Duas décadas bastaram para se transformar num dos piores sítios do Rio de Janeiro. A cidade de deus é uma das famosas favelas. A história é narrada por um jovem negro, Buscapé(Alexandre Rodrigues). Era um miúdo muito esperto, mas muito pobre. Tinha um sonho que era ser fotógrafo. Viu a sua primeira máquina fotográfica, quando a polícia caçou um criminoso e os repórteres vieram cobrir o acontecimento, e estavam a tirar fotos. Ficou fascinado. Era um miúdo muito esperto e sonhador para crescer naquele ambiente. Zé Pequeno(Leandro Firmino), desde pequeno que revelou um gosto especial por matar. Matar sem nenhuma razão aparente é como lhe dá mais gosto. Aos 18 anos já dominava quase toda a favela. Ele era o rei do negócio da droga, ganhava muito dinheiro. Tinha um amigo inseparável Bené(Phellipe Haagensen) que era o único que o acalmava, e o único que Zé Pequeno ouvia. A polícia era constantemente subornada. Voltando à favela, o único "pedaço" da favela que faltava a Zé Pequeno era o pedaço do Cenoura, outro traficante de droga. Eram rivais, e toda a gente sabe como se resolvem as rivalidades numa favela, ao tiro. Apesar de todas as adversidades Buscapé, consegue concretizar o seu sonho e ser fotógrafo.

Também há uma personagem que é o Mané Galinha(Seu Jorge), que tem uma história curiosa para contar. No filme, a sua personagem sofre a perda de familiares devido a conflitos entre gangs, e escolhe o caminho da vingança(que o acaba por levar à morte). Na vida real, Seu, também vivia na favela e também morreram familiares seus por causa de gangs, mas ele escolheu abandonar a favela e acabou por se tornar cantor e chegar a Holliwood. "A diferença entre mim e o Mané Galinha é a escolha. Ele escolhe a vingança. Eu escolhi sair..." diz Seu numa entrevista à revista Única do Expresso de dia 17 de Setembro.

A frase mais marcante do filme:
"Dadinho o *******, o meu nome é Zé Piqueno, porra!!"

Um filme excelente!!! 5 estrelas. Extremamente violento e explícito, mas retrata muito bem a vida nas favelas e todo o ambiente onde as crianças crescem. E ainda assim há pessoas que conseguem virar costas àquela vida de crime, droga e corrupção e prosperar na vida. Uma grande obra, talvez a melhor, de Fernando Meirelles. Aconselho, um filme obrigatório.
De 0 a 10, um 9,6.

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Dadinhoooo.......o dadinho é o maior...ker dixer desculpem "DADINHO O CRL O NOME DELE É ZÉ PEQUENO"

7:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

sim plo ke vcs disem o filme parece ser fixe nao eh ser perkonceituoso mas ápesar de nao ter vistu esse filme axo ke 9,6 eh mt visto ke nos outros filmes de kategoria superior deste menos mas pronto opinioes sao opinioes kontinua TORTINHAS!!!

10:31 da tarde  
Blogger To Ginja said...

Nunca tinha visto este filme, mas muitas vezes já estive com ele na mão para o alugar no video clube... calhei a estar a fazer Zapping pelos canais de televisão, quando dou de caras com o filme. Ao princípio não sabia qual era, comecei a ver e comecei a interessar-me.
Agora já posso dizer que já vi o Cidade de Deus. Acho que está uma história bem contada, e sobretudo bem retratada. Recomendo sem dúvida... mas atenção aos menos sensíveis, porque tem cenas muito, mas mesmo muito, fortes. Um dos melhores filmes que já vi (no "meu" Top 100!!)

12:09 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

parece realemnte um bom filme. ja ouvi dixer mta coisa sobre ele. daki a nd kuase nem eh preciso ve o filme, pk ja m contaram td.. lol mas tenho d ver! ;) proximo filme a alugar: cidade de deus! bjs e abraços! **

12:36 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

~pa realmente tmb nc o vi e tmb nc me tinham falado dele mas pelos vistos é dakeles "a ver filme" próxima visita ao blockbuster jás ei! lol...(se a mnha irma deixar lool) **bêjO

12:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home