The Pianist
The Pianist (2002), o pianista (em português) de Roman Polanski. Adaptado do livro autobiográfico de Wladyslaw Szpilman.
Wladyslaw Szpilman (Adrien Brody), um pianista judeu da Polónia, um pianista com um enorme talento, chegando a ser considerado o melhor pianista da Polónia e da Europa, é apanhado nas garras da segunda guerra mundial. Tal como todos os judeus de Varsóvia, a sua vida fica confinada ao minúsculo Gueto de Varsóvia, limite imposto pelos alemães aos judeus. Os judeus não podiam sair daquela zona. Wladek depois é mandado para um campo de trabalhos forçados, enquanto a sua família é enviada para um campo de concentração. Wladek depois foge, e é ajudado por algumas pessoas, que lhe arranjam uma casa(a casa tinha piano). Sem poder sair de casa desenvolve algumas doenças. Arranja forças para continuar a viver, fingindo que toca o piano, sem lhe tocar(não dava muito jeitinho fazer barulho). Durante a revolta da cidade de Varsóvia no Verão de 1944, ele tem de abandonar a casa e passa a vaguear pelas ruínas de Varsóvia. É ajudado por um capitão alemão Wilm Hosenfeld(Thomas Kretschmann) que ficou fascinado com o seu talento. O capitão simpatiza com ele e poupa-o.----------------------------------------------------------------------------
Wladyslaw:I don't know how to thank you.
Capitão Hosenfeld:Thank God, not me. He wants us to survive. Well, that's what we have to believe.
-----------------------------------------------------------------------------
Um excelente filme biográfico, sobre a difícil vida de um grande músico judeu, filme vencedor de 3 óscares da academia, incluindo o de melhor actor para Adrien Brody. Mas mesmo assim, Wladyslaw foi um priveligiado, com os seus conhecimentos, arranjou pessoas que o ajudassem, milhares de outros judeus de Varsóvia não tiveram a mesma sorte. Um filme extremamente realista, que retrata muito bem todas as dificuldades que os judeus atravessaram, e as adversidades que Wladyslaw enfrentou para sobreviver. Sem dúvida um dos melhores filmes da segunda guerra mundial. O melhor filme de Roman Polanski com uma brilhante actuação de Adrien Brody.
De 0 a 10, um 9.
4 Comments:
Não costumo apreciar filmes biográficos, mas este parece-me interessante principalmente pelo facto
de retratar a vida dum senhor judeu na segunda grande guerra ...
n tnho palavras pa este filme. é simplesmente xpectacular! adorei!
bgd por teres postado! ;)
hum....é mesmo este que me tinhamc ontado. Tenho de o ver. parece mesmo muito interessante e como dizes... retrata a vida de um Judeu n 2ª GG ...filme a ver!*
eu acho q a ideia principal do filme é, para além de vermos a situação dos judeus, ver como a musica tem o poder de unir pessoas com ideias completamente diferentes (o oficial nazi que acaba por abrigar o pianista)
Enviar um comentário
<< Home